top of page

 

História do Samba Paulista - encantamento geográfico:
do samba rural ao urbano
Debate Cedem/Unesp: 13/05/15 – 4ª feira às 18h30

O Cedem, Centro de Documentação e Memória da Unesp, promoverá no dia 13 de maio de 2015 às 18h30 o debate: História do Samba Paulista - encantamento geográfico: do samba rural ao urbano.
Nesse evento serão abordados: a formação genética do samba paulista passando por valores étnicos, ancestralidade e a influência rural no samba urbano; a sua formação genética - matriz africana e a contribuição indígena; resistência - quilombos urbanos e os griôs – termo que define o universo da tradição oral africana (griots); o surgimento e o fim dos primeiros cordões carnavalescos; o início das escolas de samba e a manutenção dos batuques afropaulistas como o Jongo, o Batuque de Umbigada e o Samba de Bumbo.

*** Haverá uma apresentação musical (pocket show).

Debatedores:
- Max Christian Frauendorf: historiador - FFLCH/USP, especialista em Gestão de Arquivos pelo IEB-USP, músico e atualmente trabalha na área de gestão documental da FAPESP. Foi coordenador de carnaval, jurado, instrutor de jurados, idealizador e coordenador do Centro de Documentação e Memória do Samba da UESP – União das Escolas de Samba Paulistanas.
- Renato Dias: músico, produtor cultural e fundador do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga.
- Rosângela Macedo: musicista, teve seu primeiro contato com a cultura das ingomas - comunidades do tambor - no Grupo Cachuera!, do qual participou durante anos. Há 13 anos coordena os trabalhos da Comunidade Cultural Sambaqui, pela manutenção dos batuques afropaulistas.

Mediador:
- Oscar D´Ambrósio - Doutor em Educação, Artes e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais. Jornalista e Assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp.

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para: Sandra Santos (organização e produção), e-mail: ssantos@cedem.unesp.br 
Data, horário 13/05/15 às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) (11) 3116–1701
Duração: 2h30
Vagas limitadas: 60 
*** Certificado de participação: deverá ser retirado no evento

"No ano de 2015, o tema para o nosso carnaval são os 10 anos de Batucada do Povo brasileiro, nossa Escola de Samba Unidos da Lona Preta convida á tod@s que fazem, fizeram ou querem fazer parte desta história pra sambar, cantar, batucar e festejar juntos essa linda história de Samba e Luta!

 

Nossos sem terrinhas, aliados e amig@s numa grande festa com desfile pelas ruas da Comuna Urbana Dom Helder Câmara no dia 15/02 a partir das 17hs.

 

Avante Juventude!

Carnaval Popular 2016 em São Paulo e na Grande São Paulo

Nossas Batucadas populares estão á todo vapor nesse carnaval e começaremos nossas apresentações pelo tradicional bairro do Bixiga.

Confira nossa agenda dos carnavais de rua onde o ingresso é sua alegria e a fantasia é coletiva!

                             Anota ai:

 

 

 

 

 

  • Apresentações da Batucada popular Carlos Marighella no Carnaval 2016: 31/01 - 13:00hs.Bloco da Abolição - Bixiga 


  • 05/02 - 14hs.Bloco Eureca nas ruas do Centro em São Bernardo do Campo ( Início na Rua Jurubatuba).

 

 

  • 06/02 - 14hs.Encontro das Batucadas Populares em Guaianases ( Início na Rua Cosme Deodato Tadeu, alt. do nº 150

Propondo um carnaval de rua onde os foliões pudessem “pular” livremente, com suas fantasias e brincadeiras, o cordão (ou bloco)

.

Bloco da Abolição 2016 - Sai Zika!

Foliões e foliãs,batuqueiros e batuqueiras,povo do samba no clarão da lua cheia,abolicionistas de todo gênero,povo brasileiro!Com humildade e desenvoltura,com naturalidade e malemolência,com ternura e firmeza,abrimos os braços pra você, caro leitor, cara leitora: ... que saudade!Em tempos de tuítes curtos e mêmês rápidos,seremos breves como o Carnaval,neste pequeno convite que vos chega.Devidamente terminado o ano da graça de 2015,o nosso bróquio joga um gole de pinga pro santo, faz o sinal da cruz, olha pro céu, dá um pulinho pra trás, dois pra frente, duas agachadinhas mantendo a espinha ereta, três reboladas completas e,enchendo o peito,solta o grito da vitória,o grito de Saaáaiiii Zica!E uma vez mais,convidamos, convocamos, intimamos, xavecamos e imploramosque você traga a sua maravilhosa, cheirosa, colorida, purpurinadaPRESENÇA — isso mesmo! —: a sua pessoa de corpo e alma!Pra recebermos todos juntoso espírito abolicionista.Neste ano em que a Rua da Abolição vai se encontrar com a 13 de Maio, onde a Madeira é de Lei, dá nó e acende a fogueira que vai pegar geral,com o axé da Marighella bonita, também denominada o vulcão e cujo estampido ecoou nos quatro cantos do mundo, em menos de um minuto, em segundos,e pra 2016 não ser 2015 parte II,enfim,pra abrimos os nossos corações e os nossos caminhos:BLOCO da ABOLIÇÃO 2016Saáaiiii Zika!

 

1/5

Please reload

 1º Feira Nacional da Reforma Agrária comercializa mais de 200 toneladas de alimentos orgânicos em São Paulo

Da Página do MST 


Entre os dias 22 e 25 de outubro, o MST aconteceu na capital paulista a 1° Feira Nacional da Reforma Agrária no Parque da Água Branca.

 

Além da feira, quem foi ao Parque encontrou também uma vasta programação, com shows, intervenções culturais, seminários e a Culinária da Terra, uma Praça de Alimentação com comidas típicas de cada região.

 

Destaques do evento foram os diversos shows de violara caipira, como Cacique e Pajé e Pereira da Viola, Chico César e Zé Geraldo. As crianças também terão seus espaços garantidos na atividade, com espaços lúdicos, brincadeiras e shows nas manhãs de sábado e domingo, como Beatles para criança e Baketá.  

 

Siga nossa batucada nas redes sociais

 

 

 

 

bottom of page